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2019/07/15

6 dicas para fazer a descrição de cargo corretamente e evitar problemas
A contratação de um trabalhador com vínculo de emprego precisa ser registrada no contrato e na Carteira de Trabalho (CTPS).
Nesse sentido, é fundamental anotar todas as informações referentes às funções assumidas pelo profissional de modo claro e organizado, afinal cada tipo de trabalho tem características e exigências específicas.
Delimitar os cargos que existem dentro de uma empresa contribui para manter sua organização e definir com clareza as ocupações que serão atribuídas a cada colaborador. Seguindo essa descrição de cargos, a empregador estará resguardado quanto a eventuais ações judiciais relacionadas a desvio de função.
Neste artigo, você vai conhecer a importância da descrição de cargo como forma de garantir que o seu funcionário esteja desempenhando as funções exatas para as quais foi contratado e evitar, assim, problemas judiciais no futuro. Confira!
O que é a descrição de cargo?
A descrição de cargos consiste na formalização de atribuições, responsabilidades e ofícios os quais um funcionário será responsável por executar dentro de uma empresa. Essa apresentação deve ser clara, detalhada e o mais realista possível.
Ao levar em consideração os requisitos e as habilidades da função, o gestor tem mais facilidade ao escolher os colaboradores capacitados e bem preparados para ocupar aquele cargo. Desse modo, o setor de RH consegue gerenciar a vaga com maior autonomia e conhecimento.
Como elaborar uma descrição de cargo com sucesso?
O planejamento estratégico das funções de cada indivíduo dentro de uma companhia contribui com a formação estrutural de toda a equipe. A seguir, veja algumas dicas que vão ajudá-lo a criar um esboço bem realista e conciso do cargo.
1- Observe as funções
Esse método consiste em observar a execução do trabalho pelo colaborador: a equipe do RH analisa e detalha todas as tarefas que são desempenhadas pelo profissional. Trata-se de uma forma básica de fazer a descrição de cargo.
2- Elabore um questionário
Outro método bem simples é criar um questionário que deve ser distribuído aos chefes e líderes do setor. Assim, eles terão o dever de preencher as perguntas contando as atividades que cada profissional executa dentro do departamento.
3- Faça entrevistas
A equipe de RH prepara uma série de perguntas que serão direcionadas aos líderes e colaboradores da empresa. O objetivo é reunir o máximo possível de informações sobre os aspectos relacionados a determinado cargo.
4-Identifique os cargos existentes
Antes de partir para a descrição e criação de novos cargos, analise os que já existem dentro da organização. Para tanto, comece a delimitar as funções e responsabilidades inerentes às posições que são ocupadas dentro de cada setor.
Se necessário, atualize as informações e faça ajustes, incluindo tarefas. Com esse catálogo, você terá condições de analisar a situação de forma mais ampla, verificar as necessidades atuais da empresa e, então, criar novos cargos.
5- Descreva as competências exigidas
Relate, de forma detalhada, todas as informações que julgar necessárias para a confecção do perfil do cargo, como:
– A formação escolar exigida;
– As atividades que o colaborador precisará executar e suas responsabilidades;
– As habilidades e os idiomas que devem ser dominados;
– A postura a ser assumida perante os colegas e clientes;
– O tempo de experiência necessário;
– A conclusão de pós-graduação;
– A frequência em cursos, seminários, workshops etc.
Esses elementos são essenciais para garantir que o funcionário consiga suprir as demandas exigidas pelo cargo e corresponda às expectativas necessárias. Afinal de contas, um profissional alocado e bem entrosado com o trabalho gera mais engajamento, o que aumenta as chances de sucesso e crescimento.
6- Adapte o cargo à realidade da empresa
Não é recomendado incluir requisitos e atividades além do necessário — da mesma forma, evite criar cargos que não caibam dentro da política da organização. Portanto, seja criterioso no momento de relatar as atividades, de maneira a conseguir diferenciar e expor com precisão as funções.
Se você está descrevendo um cargo no setor de Marketing, é essencial ter cautela ao observar e separar as atividades que cada colaborador realiza, até porque existem o Auxiliar de Marketing, o Diretor de Marketing e o Analista de Marketing, por exemplo. Esse cuidado na narração das tarefas é importante para não desrespeitar as hierarquias e estruturas dentro de cada repartição.
A correta descrição de cargo também previne que os empregados não aleguem, em eventual ação trabalhista, que exerciam atividade de outros cargos e que, portanto, teriam direito a diferenças salarias decorrentes de desvio de função.
Quais pontos a descrição de cargo inclui?
A apresentação completa, organizada e eficiente de uma posição dentro da empresa deve conter os seguintes itens:
– Identificação — descrição do cargo;
– Organograma — posição do cargo dentro da equipe e a quem ele é vinculado, ou seja, sua estrutura hierárquica;
– Missão — objetivos a serem alcançados a curto, médio e longo prazo;
– Atividades — atividades que são prestadas;
– Experiência — tempo de vivência e know-how adquiridos pelo colaborador ao longo de sua jornada profissional;
– Formação acadêmica — grau de instrução e educação exigidos, incluindo graduação, cursos de especialização etc.;
– Competências — habilidades e aptidões necessárias;
– Jornada de trabalho;
– Treinamentos obrigatórios — práticas e adestramentos requeridos para que o profissional desempenhe suas tarefas com maestria;
– Remuneração — faixa de salário a ser paga, bem como os benefícios e adicionais trabalhistas devidos.
Que falhas podem gerar problemas futuros?
Conheça os principais erros que precisam ser evitados durante o processo de descrição de cargo.
Não incluir todos os departamentos responsáveis
As especificações mais exatas e completas de cada cargo devem englobar todos os setores. Isso porque existem funcionários que pertencem a repartições diferentes, mas desempenham funções bem semelhantes.
Não ser realista
A descrição do emprego deve apresentar exatamente as atividades executadas e o histórico operacional exigido para assumir o cargo. Desse modo, não se trata de um relatório com habilidades impossíveis e pouco prováveis de serem preenchidas.
Usar uma linguagem discriminatória
Evite palavras e frases que limitem determinada classe de candidatos para a vaga e não tenham relação com o cargo, pois elas podem soar como restritivas e discriminatórias.
Além disso, uma boa ideia é contar com o apoio de uma consultoria jurídica para orientar o gestor sobre o procedimento. Um advogado especializado em Direito do Trabalho pode auxiliar o empresário, garantindo que ele aja de acordo com suas obrigações e conforme o estabelecido pela lei.
Vale lembrar que o acúmulo e o desvio de função são situações que podem ensejar o ajuizamento de ações trabalhistas, levando ao pagamento de diferenças salariais e gerando prejuízos financeiros para a empresa. Portanto, é essencial ter cautela durante o preenchimento da descrição de cargos e garantir o cumprimento dessa.